sexta-feira, novembro 10, 2006

Uma auto-análise

A vida está me ensinando que com o passar do tempo a gente fica mais analítico. Explico-me. É que neste meus 26 anos, adquiri a capacidade - ainda incipiente, confesso - de revisitar minha vida na memória e defini-la em etapas. Não essas etapas biológicas: infância, adolescência, etc.; mas etapas psicológicas, ou literárias, onde as etapas são capítulos.

Com este blog não está sendo diferente. Revisito ele e tenho percebido no que foi, no que é e no que está se transformando. Para mim, não há dúvida que seu início foi uma tentativa de expressão, como se vê nos primeiros posts. Após um longo hiato sem posts, veio outra fase, uma fase de autoconhecimento. Os textos são multidisciplinares, atiram para todos os lados, testam suas potencialidades. É uma fase em que a literatura quer definir sua forma. Ao mesmo tempo, é uma fase em que o blog quer a sua forma.

E aqui eu dou a explicação para isso. A vocação do blog é a subversão, e para subverter algo, tem que se conhecer esse algo. Derrubar a ordem seja ela qual for - mesmo que seja a própria ordem. É por isso que eu digo que uma nova etapa está para surgir por aqui. O blog está para se subverter. A mudança de layout é um indício. E não será surpresa alguma se, daqui a pouco, o nome passar a ser "Diário Subversivo" - que é um abismo de distância para "O Diário de um Subversivo".

Bom, só me resta então esperar o desenrolar dos textos aqui para confirmar a minha crítica. Até lá.

Nenhum comentário: