segunda-feira, dezembro 18, 2006

As pessoas

Algumas constatações (e nenhuma conclusão) sobre as pessoas.

As pessoas não gostam de ser criticadas. Elas nunca erram e sempre têm razão. Mas, se por acaso, você estiver com a razão, não tem nada que falar isso para as pessoas, nem meter o bedelho em suas vidas. Na verdade, você não tem razão, porque você não conhece a vida das pessoas.

As pessoas não gostam que lhes ensinem as coisas. Muito menos que venham lhe ajudar sem seu consentimento. Você só conseguirá ensinar uma pessoa se ela quiser aprender. Assim como só conseguirá ajudá-la se ela quiser ser ajudada.

As pessoas não gostam de ouvir as outras pessoas falando. Elas que gostam de falar, e você é que tem que ouvir. Além disso, as pessoas gostam de falar o que quer, e como não gostam de ouvir, ouvir o que não quer então, nem pensar. Ai de você, se se meter a besta de falar o que elas não querem ouvir...

As pessoas não gostam do que está perto. Elas querem o que está longe, gostam do que está além, não se contentam com o que tem. Quando perdem o que tem, aí é que as elas ficam sentidas, e passam a dar valor ao que já não está mais perto. Duvido que você não conheça uma pessoa assim!

As pessoas não gostam de ser passadas para trás. Pessoas que são passadas para trás são pessoas trouxas, e as pessoas não gostam de ser trouxas. Por isso preferem ser egoístas. Afinal, neste mundo onde as pessoas são os lobos das próprias pessoas, onde há espaço para o altruísmo?

As pessoas não gostam de hipocrisia. Se as pessoas percebem que você finge ser uma pessoa para elas e outra para as outras, elas se ofendem. No entanto, as pessoas esquecem que elas também fingem ser outras pessoas para as outras. Ninguém gosta de hipocrisia. No entanto, todos são hipócritas. Dá para viver nessa hipocrisia? Quer dizer... Dá para entender esse paradoxo?

Aliás, dá para entender as pessoas?

2 comentários:

Camis disse...

Feliz 2007!
Com muitas pessoas...
beijos

Anônimo disse...

Caro Ivo La Puma.
Eu li seu texto intitulado "Mal Passado Político"(comento aqui porque
é mais provável de você ler)
Você me pareceu sincero na sua busca pela verdade. Por isso, sugiro 2 sites:
www.olavodecarvalho.org (filosofia pura e direita verdadeira)
www.il-rs.com.br (ong liberal, o verdadeiro liberalismo)
Sugiro ainda, o livro "O Caminho da Servidão" de F. A. Hayek.
Com isso você poderá opinar com uma base ainda melhor. Você verá o outro lado.
Conselho: nunca tente esquecer o que já aprendeu nem esqueça suas antigas idéias. Continue aprendendo e pensando com humildade.