terça-feira, outubro 25, 2005

O dia do subversivo

"Minha mãe me dizia: 'Se queres ser um soldado, serás general. Se queres ser um monge, acabarás sendo Papa.' Então eu quis ser um pintor e agora sou Picasso."
- Pablo Ruiz Picasso

Ontem foi o último dia que escutei aquela infame piadinha do "já decidiu sua opção sexual?". Hoje é o vigésimo quinto vinte e cinco de outubro que completo nessa terra, excetuando aquele do ano em que nasci. Como sou muito curioso, além de subversivo, dei uma fuçada acerca desse dia.

Dos mais ilustres, nasceram nesse dia Pablo Ruiz Picasso (1881) e Henri-Benjamin Constant (1767). Picasso foi o mais influente artista do século XX, principal pintor do cubismo. Fui ano passado numa exposição de suas obras na Oca do Ibirapuera. Descobri lá também que ele teve muitos amores. Casou diversas vezes e até os 80 anos esteve viril, dando conta de uma linda esposa, umas quatro décadas mais nova. Desde então, esse cara se tornou o meu ídolo. Já Constant, foi um influente escritor e político francês de origem suíça. Apesar de defensor de uma monarquia constitucional e da superioridade aristocrática no parlamento, era um liberal e desenvolveu teorias sobre governos parlamentares. Dentre suas obras mais célebres, está o discurso proferido em 1819, "Da liberdade dos antigos comparada à dos modernos", onde ele discorre sobre a diferença do entendimento de liberdade entre os clássicos e os modernos. Estudei esse texto. É uma excelente obra que também despertou minha admiração.

Há uma série de outros ilustres nascidos nesse dia também. Uma rápida varredura. Evariste Galois (1811), matemático francês; Johann Strauss, Jr. (1825), compositor austríaco; Georges Bizet (1838), compositor francês; Paulo Mendes da Rocha (1928), arquiteto brasileiro; Roberto Menescal (1937), compositor e músico brasileiro.

Além dos aniversariantes, pesquisei os importante eventos históricos ocorridos em vinte e cinco de outubro passados. Destaco o de 1962, quando o embaixador americano na ONU, Adlai Stevenson, apresentou evidências fotográficas de bases de mísseis soviéticas em Cuba, que culminou na Crise dos 13 dias, o período mais crítico da Guerra Fria, pois por pouco as duas superpotências não se aniquilaram; o de 1971, quando a Assembléia Geral da ONU votou pela admissão da China Continental e, conseqüente, expulsão de Taiwan do organismo; o de 1936, quando os ditadores Hitler e Mussolini selaram aliança; o de 1964, quando os civis golpistas Carlos Lacerda e Magalhães Pinto romperam com o presidente militar no Brasil; e também o de 1975, quando o jornalista Vladimir Herzog foi torturado e assassinado pela ditadura militar, porém, a versão oficial de sua morte foi suicídio, desde então, os jornalistas passaram a se mobilizar e a luta contra o regime autoritário se intensificou.

Por fim, pesquisei que 25 de Outubro é o dia do Sapateiro, do Dentista e da Democracia. Por causa deste último motivo, fiquei muito feliz. É um orgulho ter nascido no Dia da Democracia, para mim, muito mais que um sistema de governo, um valor que acredito e defendo racional e religiosamente.

Após comer um pedaço de bolo prestígio hoje de manhã, algo que faço religiosamente todos os dias 25 de Outubro, já me sinto preparado para chegar ao vigésimo sexto vinte e cinco de outubro, dia que, como pude demonstrar, é especial para mim.

Fontes:
1. http://pt.wikipedia.org/wiki/25_de_Outubro
2.
http://www.nytimes.com/learning/general/onthisday/20051025.html
3.
http://noticias.uol.com.br/vestibuol/atualidades/ult1685u146.jhtm

2 comentários:

Unknown disse...

Desculpaaaaaaaaaaaaa, só vi hoje...
Um feliz feliz feliz feliz feliz feliz feliz feliz feliz feliz feliz feliz feliz feliz feliz feliz feliz feliz feliz feliz feliz feliz feliz feliz feliz aniversário!
Conta, são 25, um pra cada ano!:)

Anônimo disse...

Ivo, Feliz Aniversário atasado! Se a intenção valer, beleza. Se não valer, tudo bem também. Espero que continue com seus ótimos textos nesta nova etapda (?!) de sua vida subversiva. Até!