quinta-feira, setembro 22, 2005

Os Eremitas - A cultura eremita

Como já anunciado, os eremitas dominavam algumas tecnologias. As principais, eram voltadas para a exploração da pesca, mais importante meio de subsistência daquele povo, naquela época. A escrita, a matemática, a navegação, a astronomia, a engenharia e o manuseio de ferro eram algumas dentre as tecnologias desenvolvidas.

Os eremitas cultivavam também a literatura. Ele criaram um alfabeto bastante sofisticado e tinham codificado histórias míticas sobre suas origens, o livro sagrado de sua religião, monoteísta, e livros com fins educacionais.

Sobre seus mitos e religião, temos algumas particularidades que acercam esse povo. Os eremitas criam em Deus, porém sentiam-se abandonados. Encontravam-se num território cercado por mar e por muito tempo se perguntaram se estavam a sós no mundo. Eles não entendiam porque viviam ali, naquele tempo, os desígnios Dele, mas acreditavam que havia algum sentido para sua existência. Por exemplo, a chegada dos steveninos foi considerada como um lance divino, algo que foi predeterminado a acontecer com eles. É uma explicação por aceitarem a dominação dos olímpicos sem resistir. Até hoje, Deus e religião são coisas controversas para os eremitas. Não aderiram a nenhuma outra religião monoteísta e continuam a manter uma fé abalável por Deus. Ou seja, continuam a crer Nele, mas devido ao sentimento de isolamento, algo intronizado e ainda cultivado em sua cultura, chegam algumas vezes a renegá-Lo, ou simplesmente a negá-Lo, a crer que Ele não existe.

É sobre esse caldo de cultura que estão baseados alguns mitos eremitas. O principal deles é o Medo da Extinção, como eles mesmo chamam. Há diversas histórias que retratam como seria o fim dos eremitas nesse mundo. Um fim catastrófico. Há versões que dizem que o mar engoliria toda a terra. Há outras que dizem sobre uma grande pedra que cairia sobre suas cabeças. E umas outras que dizem sobre grandes pestes que aniquilariam a todos. Em virtude dessas histórias, os eremitas sempre olharam muito para a frente, para o futuro. Por isso o gosto pela astronomia. Passaram a olhar para a frente demais...

Uma outra história bastante cultivada pelos eremitas era sobre um povo que habitava um terreno parecido com o deles, longínquo e cercado por mar. Um povo também fadado ao isolamento. Um povo considerado irmão dos eremitas. Alguns diziam que era missão terrena deles procurar esse povo, para que, ao se encontrarem, o sentimento de isolamento de ambos fosse extinguido. Por isso sustentavam que eles deveriam lançar-se ao mar o mais breve possível, pois poderia acontecer desse outro povo ermo não dominar as mesmas tecnologias que eles dominavam, e aí, eles nunca conseguiriam se encontrar.

Essas e outras histórias elucidarão em muito para o entendimento do passado e do presente do povo eremita. Seguimos adiante.

09/09/2005
Segundo capítulo de "Os Eremitas"

Nenhum comentário: