quarta-feira, julho 27, 2005

Ainda sobre a Liberdade

"Você precisa saber
O que passa aqui dentro
Eu vou falar pra você
Você vai entender
A força de um pensamento
Pra nunca mais esquecer"

Pensamento - Cidade Negra

"A livre expressão não significa apenas ter o direito de ser ouvido, mas ter também o direito de ouvir o que os outros têm para dizer."

Sobre a Democracia - Robert Dahl

Andei relendo o que escrevi sobre a liberdade dias atrás, notei que cometi uma confusão e também me esqueci de discorrer sobre outras duas formas de liberdade que considero muito importantes.

Vamos primeiro à confusão. Quando me meti a dizer que a consciência "por um lado, nos liberta da ignorância quando nos permite o esclarecimento, e por outro, nos prende, pois toma parte da nossa liberdade", eu acabei me contradizendo. A consciência, na verdade, não tolhe parte da nossa liberdade plena, quando nos impede de cometer certas atitudes - àquelas que cometemos quando "inconscientes". Pelo contrário, a consciência é condição fundamental para o exercício do livre-arbítrio, outra forma de liberdade que discorri no texto anterior. A consciência nos ajuda a decidir aquilo que queremos e, inclusive, aquilo que não queremos. A minha confusão sobre a consciência como limitadora da liberdade se dá porque se fôssemos seres irracionais, seríamos livres, de uma certa forma. Seríamos livres de muitas angústias e condições que a nossa espécie, racional, está sujeita. Por isso tenho para mim que a consciência é uma forma de prisão. A prisão de qualquer nascido como Homo sapiens...

E falando em consciência, me remeto a mente. E na mente, se manifesta o pensamento, que também é usado no exercício da consciência. O pensamento é a manifestação mais livre que conheço. Não há limites para o pensamento e é impossível censurá-lo. Você pode censurar um indivíduo de se expressar, você pode jogar um sujeito numa cela e tolher sua liberdade de ir e vir, mas você não consegue parar de pensar, muito menos de censurar algum pensamento. É por isso que eu sou muito desconfiado desse negócio de auto-ajuda. Dizem: "pense positivo"! Por que será? Por que será que é preciso esse tipo de mecanismo para se pensar positivo? Por que é preciso forçar para pensar em algumas coisas e não se pensar em outras, ditas negativas? Porque o pensamento é livre, meus caros! Livre! Tenham consciência disso. Podemos pensar coisas "positivas" quando quisermos, mas não podemos nunca não pensar coisas "negativas".

E para finalizar, por ora, quero tratar da liberdade de expressão. Tipo de liberdade, essa, passível de ser censurada, até nas democracias, até nos países ditos livres. Essa liberdade é uma das que mais prezo no mundo, pois a considero fundamental para o desenvolvimento de cada um de nós, como homens, como indivíduos ou como cidadãos. Na nossa civilização, essa foi uma das primeiras liberdades que se manifestaram, e foi amplamente difundida com o advento da imprensa e, da conseqüente, liberdade de imprensa. E nos tempos bicudos que vivemos atualmente, não podemos nos esquecer dessa tal liberdade (a de expressão). As notícias que lemos ou assistimos nos jornais nos fazem simplesmente perder a fé. Perder a fé na humanidade. Contudo, é quando perdemos algo que sentimos tanto o quanto esse algo era importante. Hoje em dia, apesar dos pesares, desfrutamos em nossa sociedade de certas liberdades, como a liberdade de expressão. Podemos expressar nossas opiniões livremente porque vivemos em um país democrático. E sempre fico muito preocupado quando, sob o pretexto de justificar todos os delitos que tomamos conhecimento no mundo político, culpam a democracia, e chegam logo a receitar o remédio pior que a doença - a ruína da democracia.

Contudo, a relação entre democracia, liberdade e os problemas que enfrentamos no exercício destas artes são assuntos para outro dia. Então, acabo aqui.
São Paulo, 27/07/2005

Um comentário:

Anônimo disse...

Pois é Ivo, ao citar a relação entre consciência e liberdade, vc remeteu-se à literal personalidade subversiva! ;)
Quanto ao negócio de auto ajuda, tbém nutro certros pré conceitos mas nunca tinha tido a impressão q vc citou a respeito do assunto.
Já no tocante à liberdade de expressão, devo citar que o q + chamou minha atenção foi o trecho onde vc diz: "Contudo, é quando perdemos algo que sentimos tanto o quanto esse algo era importante"... engraçado q eu citei algo parecido num texto meu, publicado no último dia 03/08, antes mesmo de ler seu texto... engraçado mesmo!