segunda-feira, agosto 22, 2005

Um discurso arrogante

Quero que me diga, de coração, que não gosta de mim, que não se sente bem comigo, que seu coração não palpita diferente quando está comigo ou mesmo quando pensa em mim. Quero que me diga que não me quer bem, que não se importa comigo, com o que eu penso, com o que eu digo, com o que eu faço. Consegue me dizer tudo isso? Se consegue, então paro por aqui, volto para o meu canto e a deixo em paz. Mas se não consegue, me diga, então, por que não?

Por que não amar? Por que não viver? Acha que se vive sem amar? Acha que passará a vida inteira sem desejar aquele calor que só o coração é capaz de sentir? Aquele calor que sinto só de pensar em você? Sim, não nego que seja possível alguém passar a vida inteira sem amar, mas quero que você me negue que seus dias mais felizes não foram aqueles em que esteve em sintonia com alguém? Digo "em sintonia", pois talvez ainda tem medo de aceitar o amor, talvez ainda não esteja aberta para esse sentimento, talvez ainda não o tenha descoberto. Mas se aquilo que disse sobre mim é verdade, descobrir o amor é uma questão de autoconhecimento. Se não é verdade, como disse antes, paro aqui e volto para o meu canto...

O doce da vida é o amor. A alegria de viver é o amor. Se não tem fé nisso, quero que me responda quem é mais feliz, aquele que gosta de fazer o seu trabalho ou aquele que trabalha por mera obrigação? Pergunte a sua mãe se ela é infeliz pelo fato de ter parido algum de seus filhos? Repito, pergunte-se quais foram os momentos mais alegres de sua vida? São felizes aqueles que amam. A vida é mais vida, é mais vivida, é mais sentida, com amor. Quem é feliz com amargura? Então, o doce da vida é o amor.

"Ainda que eu falasse a língua dos anjos, sem o amor, eu nada seria...". Houve um tempo em que eu me achava anjo. Descobri que sou muito imperfeito para ser anjo. Sou homem. Não sei a linguagem dos anjos, mas sei a linguagem do amor. E eu sei que amar envolve riscos. Para ser feliz é preciso se arriscar. A felicidade não é um presente que é entregue via correio na porta de sua casa. A felicidade não cai do seu. Não espere a felicidade cair do céu, pois continuará infeliz. Deus nos dá oportunidades. Oportunidades de ser feliz, não a felicidade. Quer uma coisa? Então se mova! A coisa é difícil? Oras, viver é difícil. Vivemos sabendo que vamos morrer... A coisa pode causar sofrimentos? Não importa, tente. Se não tentar não vai ter a coisa. E se essa coisa a fizer feliz, não há nada no mundo que pague por isso. O amor, assim como qualquer coisa na vida, não cai do céu, é difícil e envolve riscos. Mas se não nos movermos em direção a ele, continuaremos sem ele. Me diga quem consegue um diploma sem estudar, quem ganha o salário sem trabalhar, quem realiza seus sonhos sem se sacrificar? Nada cai do céu, a não ser chuva (talvez asteróides, mas isso bem raramente).

É por isso que eu prefiro mil vezes sofrer por amor do que não sofrer. Se eu sofro, é porque amo. Se amo, é porque vivo. Deus nos deu inteligência, livre-arbítrio e a capacidade de amar, porque nos fez a Sua imagem e semelhança. Se Deus já nos deu tudo isso, o que precisamos mais? Fora a chuva, mais nada precisa cair do céu. Já temos o necessário para vivermos.

Se você ainda tem medo de amar pelo medo de sofrer no futuro, eu lhe digo: está deixando de viver! Viver é isso. É se arriscar o tempo todo. E quem disse que sofrer é ruim? Sofrer também significa suportar. Quando sofremos por algo, estamos superando esse algo. E quando superamos algo, nos tornamos maiores, mais fortes, evoluímos. Não pense que irá passar a sua vida inteira sem sofrer. Pois vai sofrer, se quiser ser melhor. Não há vida sem sofrimento. E não há vida sem amor.

Entretanto, se você ainda tem medo de amar por achar isso difícil, eu lhe pergunto: o que é fácil? E como saber se uma coisa é difícil sem tentar? Ou você acha que viver está nos livros, que existe alguma Teoria do Amor? Amar é algo que se sente e que não pode ser racionalizado. Sentimento é prática. Não se sente sentado, refletindo sobre. Sente-se vivendo. Então se acha que pode saber do amor por conjecturas, engana-se. O amor não se sabe, se sente. Logo, você só vai sentir o amor na prática. Só vai saber se é possível, se tentar amar.

A vida é única. Ela não se repete. Pode até parecer, mas não é igual. Por isso é impossível
reviver o que foi vivido. Errou no passado? A vida te deixou marcas que ainda doem? Tem medo de se machucar novamente? Mas a vida é isso. É estar sujeito a erros, a feridas, a dores. Mas ela é única. Cada instante que passa e não se é feliz é um instante perdido. Os que passam e se é feliz não são esquecidos nunca. Pode ser que para se ter instantes felizes o preço seja a dor. Pode até ser... Mas eu não conheço ninguém que é feliz na inércia.

Contudo, se ainda preferir a negação da vida, tudo bem, eu aceito sua decisão. Eu tenho minha consciência tranqüila pois fiz o que foi possível para alegrar meu coração. Entretanto, tenho minhas dúvidas se o seu coração vai estar feliz e se sua consciência estará tranqüila. E quando o tempo passar, a vida passar, e você estiver infeliz, não adianta olhar para os céus em busca de respostas. Pois do céu só cai chuva.

São Paulo, 11 de maio de 2005

3 comentários:

Anônimo disse...

Q máximo esse texto Ivo!!! AMEI!!

Então, qto a cerveja... Meus horários não sofreram a alteração q eu esperava ainda, é por isso q não marquei. Dependendo do q rolar essa semana (sabe meus posts sobre minha ansiedade?? então... rs...) a gente marca um happy ou um almoço, ok? Cruza os dedinhos por mim!! :)
Bjs

Anônimo disse...

Vc misturou tanta coisa... ufa, deixa eu respirar primeiro!
Viver, sentir, tocar, fugir, amar... é muita coisa pra um coração só, vc ñ acha não? Mas eu tô com vc, "a vida é única", e "do céu só cai chuva". Viver esperando um milagre é algo muito inerte. Viver esperando um acontecimento de outro mundo é ñ viver, e daí surge uma grande contradição.
Tentar... "sentir o amor na prática"... orra, vc soltou tantas frases glamourosas q me deu inspiração pra escrever por horas, e me fez vagar por períodos esquecidos dentro das minhas lembranças... valeu, poeta!
Bjos.

Anônimo disse...

I Coríntios 13. Um dos textos mais lindos da Bíblia!!!
Eu ia dizer muita coisa, mas resolvi não dizer nada, acho que pelo pouco que nos conhecemos você já deve imaginar o que eu poderia dizer.
O texto é belíssimo.
Estou com saudades do seu e-mail.
Beijos, Sô.