terça-feira, janeiro 27, 2009

O retorno de Saturno

"E aos vinte e nove com o retorno de Saturno
Decidi começar a viver"
("Vinte e Nove" - Renato Russo)

Não sei quando foi que eu ouvi, mas ouvi que quando se está perto dos 29, quando Saturno está perto de estar onde esteve no momento em que se nasce, a nossa vida passa por profundas transformações. Ainda faltam 9 meses para eu reencontrar Saturno e ainda ontem me perguntaram o que eu esperava da minha vida. Engoli seco.

Um dia desses, ouvia um menino, que acabara de se sagrar campeão de futebol júnior, contar como foi a sua história até chegar ali, e fui remexer minhas memórias, da época em que eu também tentei ser como o menino. Mexi naquele dia em que fui jogar minha primeira partida nas categorias de base, quando o técnico me perguntou: "Ivo, você joga no gol?". O time estava sem goleiro e minha mãe denunciou que eu gostava de jogar de goleiro. Só que eu queria era jogar na linha.

Às vezes penso que Deus é um artista. Ele faz arte com as nossas vidas - aliás, a Criação é Sua principal. E às vezes penso que Deus é um velhaco! - pois inventa de fazer ironias com a minha vida. Durante todas as partidas nos campos de futebol imaginários da minha infância, eu fui o camisa 8 do Palmeiras, mas nos campos de várzea por onde joguei, o que cheguei a ser foi o camisa 1... do Corinthians.

Que inveja do menino! Que arrependimento! Por que eu não disse não ao técnico? Por que eu não imaginei que não passaria dos cento e sessenta e cinco centímetros? Hoje, a lateral-esquerda da Seleção está vaga, ela poderia ser minha! Na verdade, na verdade, poderia ser qualquer lateral-esquerda, que hoje eu seria feliz...

O que eu espero da minha vida? Saturno está chegando para me dizer que acabaram os sonhos. Que o remorso é opcional. E que a felicidade é sentir as emoções, mesmo as mais doídas. Na verdade, na verdade, em todos os campos da minha vida, eu fui feliz. É verdade, também, que eu nunca sonhei em ser analista de sistemas, muito menos sonhei ficar subvertendo tudo por que passo, mas eu não escolho não ter vivido tudo o que vivi, não ter sonhado tudo o que sonhei.

Não sei se os sonhos acabaram, como me diz Saturno, mas concordo com ele quando me diz que a minha vida é para os que virão. Eles é que esperam algo dela agora.

5 comentários:

Anônimo disse...

É , sei bem o que é isso , mas no meu caso já passou, preferi esquecer do que ficar guardando frustração ...
Mas já pensou ? Se tivesse dado certo pra ambos , ia ser a historia que estamos acostumados a ver , a atriz com o jogador de futebol ...rsrs

Anônimo disse...

Ivão, meu velho!

Você tem uma chama que não é mero fogo fátuo, não!

Acho que entendo e sinto o que você expressa com bastante lirismo - a tua marca (cicatriz?) mais forte como proeta.

Velho, você ainda não tem 29 anos, cara, e muito mais da tua vida vem pela metade maior que nos resta - força, irmão! Acredito muito em você!

Grande abraço, velho! Ainda vamos rir muito juntos!

Teu irmão Flavião

Ivo La Puma disse...

Grande, Flávio! Meu irmão, um elogio teu é a maior lisonja para mim! Valeu, meu velho! Mas saiba que tenho em você muita inspiração e admiração! E se Deus quiser, riremos muito dessa vida! Um forte abraço!

Anônimo disse...

Meu irmão,
Lendo “Retorno de Saturno” me fez relembrar a época que jogávamos futebol no campinho de terra no Corinthians. Lembrei daquele campeonato que jogamos no mesmo time, Tocantins, no qual você ganhou troféu de goleiro menos vazado, e teve aquela foto quando o goleiro Ronaldo entregou o troféu para você. Quanto orgulho tive naquele momento! Naquele dia você não percebeu, não sei se você lembra de detalhes, faz muito tempo. Quando você recebeu o troféu, eu tive uma emoção tão grande que chorei, e lembra como foi no ano seguinte, fui o goleiro do meu time, naquele ano joguei pelo time, Santa Catarina, e a minha grande inspiração em querer ser goleiro foi você. Hoje jogando futebol de salão, pois sabemos que não temos tamanho de goleiro, mas mesmo assim me dedico em jogar bem, foi porque teve um dia que decidi em ser goleiro, pois vi o meu IRMÂO ser o goleiro menos vazado de um campeonato.
Amo você Ivo!
Márcio Fernando La Puma.

Ivo La Puma disse...

Fala Moleque! Meu irmão, que felicidade, que honra, saber que fui sua inspiração, mesmo que jogando nessa posição tão ingrata que é a de goleiro... Aquele tempo que jogávamos futebol foram marcantes! São emoções que estão indeléveis no meu corpo, ah como sinto saudades daqueles tempos! Mas a vida é isso, meu irmão, a vida é sentir saudades! Fica com Deus, moleque! E saiba que eu também te amo muito!