sexta-feira, março 30, 2007

S.O.S. Carta Maior

O advento da Internet revolucionou, e continua a revolucionar, as nossas vidas. Como não é raro de ocorrer, a Internet surgiu com finalidades de guerra. Ela foi desenvolvida pelas Forças Armadas dos EUA no contexto da Guerra Fria. A idéia era manter o funcionamento da rede de computadores militares em caso de ataque soviético ao território americano. Com o passar do tempo, as universidades passaram a contribuir com o desenvolvimento da tecnologia, e quando a URSS caiu e a guerra acabou, a Internet se tornou pública, passando a ser utilizada inclusive com fins comerciais. Hoje, ela é um dos principais, e mais eficazes, meios de comunicação. Isso porque ela permite meios de acesso a informação muito mais democráticos do que os meios convencionais, tais como televisão, rádio ou jornal. Tal fato se torna tão evidente, pois hoje temos todos os grandes veículos de mídia com páginas eletrônica. Na Internet, hoje é possível ler o conteúdo de um jornal, ouvir uma rádio e até assistir a programas de um canal de tevê. O indivíduo pode ir a um cybercafé e com R$1,00 por hora ele acessa a Internet e a todo este conteúdo. Para assistir aos programas televisivos, o mesmo cidadão necessita antes desembolsar uns R$300,00 para comprar um aparelho televisor. Porém, ele só terá acesso aos programas das tevês gratuitas. Para assistir a programas mais variados, ele terá que gastar muito mais.

Bom, esta introdução serviu para falar da importância da Internet no cotidiano moderno e no papel que ela desempenha, permitindo o surgimento de meios de comunicação alternativos, o que contribui para o desenvolvimento da democracia, tanto aqui como em qualquer lugar do mundo. Nos últimos tempos, eu descobri a Carta Maior como um bom exemplo de mídia alternativa e democrática. Esta agência provê artigos de notícia, de opinião e de cultura gratuitamente pela Internet com muita qualidade. Entre seus colaboradores estão profissionais de notável saber científico e ilustres escritores, como o Moacyr Scliar. Assumidamente, a Carta Maior tem uma posição de esquerda no espectro político brasileiro, mas isso não significa que a leitura de suas produções deva se restringir aos que tenham formas de pensar parecidas. Seus artigos podem muito bem servir para os que pensam diferentemente, para quando se quiser obter uma visão contraposta.

Entretanto, tomei conhecimento que a Carta Maior passa por dificuldades financeiras (clique aqui para ler seu editorial) e pode vir a encerrar suas atividades em breve. Como, creio, eles não têm a intenção de deixar de ser gratuito, a melhor maneira de eles manterem suas atividades é conseguindo mais patrocínio. E para ter mais patrocínio, o veículo de comunicação tem que ter "ibope", ou seja, tem que ser acessado por um grande número de pessoas. Por isso, o maior ativo da Carta Maior, imagino, é seu cadastro de assinantes, que recebem diariamente um newsletter com um resumo e o link para todos os artigos que são produzidos pela agência.

É por isso que eu peço para quem tiver disponibilidade, que acessem o site da Carta Maior, analisem seu conteúdo e, se se sentirem satisfeitos, que façam o seu cadastro. Será uma forma de tentar manter este excelente meio de comunicação alternativo e democrático, que produz material não só em português, mas também em espanhol e inglês.

6 comentários:

Juliana Marchioretto disse...

eu sou leitora da Carta Maior e acho o conteúdo realemente muito bom.

Entretanto, discordo de algumas coisas que vc falou sobre a internet. É claro que ela possibilita maior interação entre as pessoas e contribui para a democracia. Ainda assim, não diminui o abismo social, e esse conteúdo apenas pode ser acessado por quem pode pagar por isso. Em São Paulo se paga, em média, 5 reais a hora em uma Lan House. e, acredite, são poucos os que tem essa verba disponível.

bom texto.

bjo

Anônimo disse...

É, meu camarada, a Carta Maior é um exemplo dos percalços financeiros que passam os veículos da imprensa alternativa. Nestas épocas, o bagaço vale mais que o suco.

Valeu pelo comentário no meu blog. Tô linkando o teu lá no Antologia de Merda.

Abraços!

Ivo La Puma disse...

Juliana, eu concordo com você! Realmente, a Internet, ou mesmo a democracia, por si só, não contribui para a diminuição do abismo social.

Contudo, eu apenas argumentei que a Internet é uma mídia mais democrática que as mídias que conhecemos. Não disse que ela diminui o abismo social. Por isso, eu acho que você concorda comigo! ;)

Mas é isso aí! Internet e democracia, tudo a ver! rs... Tá dado o seu recado, o que sou grato!

Anônimo disse...

Já conheço o Carta Maior há tempos... ótima recomendação.
Abrçs

Stephanie disse...

É bom ver a mobilização em favor da Carta Maior se espalhando pela internet.

Mostra que apesar dos grandes grupos estarem presentes na rede, a organização dos internautas ainda consegue ir além da lógica dos grandes meios.

beijo

Fischer disse...

Lendo, pareceu-me uma boa indicação. Continuando, pareceu-me uma ótima indicação. Mas logo minha alegria foi (parcialmente) embora ao ver que os links não funcionam.