terça-feira, outubro 31, 2006

Da minha estupidez

O ser humano é um bicho estúpido. É estúpido porque mesmo sendo a única espécie dotada da capacidade de raciocinar, comete atos irracionais. Porque é assim que eu distingo o ignorante do estúpido. O ignorante é aquele que ignora algo. O estúpido é aquele que se recusa a deixar a condição de ignorante. Um ser que se recusa a fazer uso de algo que lhe compete é o quê?

Estúpido! Esse ser, não você, quero dizer... às vezes eu também. Já reclamei algumas vezes de falta de sorte, porque não nasci rico, porque poucos são ricos no mundo - logo, nascer rico é lance de sorte. Estupidez pura. Pura falta de sorte é nascer sem saúde, e eu tenho todos meus membros, todos meus sentidos, nenhuma doença. Herpes? Pára, isso não é doença, não me impede de fazer nada.

Eis que me pego voltando à mediocridade, voltando à estupidez comum à espécie. Paro com tudo um pouco e raciocino, e chego à conclusão que não há problema nenhum para eu me preocupar. Não fui eu que fiz dívida, não fui eu que assinei contrato, não fui eu que joguei fora metade da minha vida no álcool, não fui eu que desperdicei metade da minha energia em nada. É meu o problema? Nem o problema da falta de sorte... (Sou sortudo!)

Mas como eu não sou estúpido, sou só em muita coisa, muito ignorante, parei com tudo. Não desperdiçarei mais nenhum fio de cabelo branco com problema que não fui eu que causei. Só sinto muito.

Nenhum comentário: