sexta-feira, janeiro 21, 2005

Digressionando

Aos destemidos que lêem os meus textos, cabe uma explicação. Talvez tenham-se perguntado: "mas o desgraçado escreve poemas?".

A explicação é necessária, pois disse no primeiro texto desta coletânea, entitulado "Sobre o Diário" e publicado em 15/05/2004, que o escritor gosta do gênero prosa, mais precisamente de contos e crônicas. Isso é fato, e eu ratifico isso aqui mais uma vez. E anuncio, aproveitando o ensejo, que não gosto de escrever poemas. No entanto, isso para mim é como uma necessidade fisiológica. Escrevo poemas como se escarrasse ou vomitasse. Sim, essa é a melhor comparação.

Contudo, e mesmo concordando que eles são esdrúxulos, os poemas são autônomos. Eles têm identidade própria e são parte de mim. Esses poemas, apesar dos pesares, são meus, e expressam materialmente - vamos dizer assim - um sentimento ou pensamento meu.

Eu os acho horrendos, mas os amo como crias minhas.

Nenhum comentário: