sexta-feira, abril 18, 2008

Sobre o próximo Palmeiras e São Paulo

Há quem diga que este Palmeiras e São Paulo do próximo domingo seja o mais tenso da história. Acho um exagero, apesar de achar que este será muito tenso mesmo. Mas da história? Desacredito. Porém, pode ser que seja um dos mais emocionantes, pois lembra muito aqueles da final do Paulistão de 1992, quando o São Paulo tinha um excelente time, já consolidado, e o Palmeiras estava em formação, mas com um bom time também. Se bem que agora, eu acho que o Verdão está melhor, tanto em relação àquela vez, como em relação ao São Paulo. Sim, diferente de 1992, o Palmeiras está melhor que o São Paulo hoje. O tricolor consegue equilibrar no quesito entrosamento, pois o time joga no mesmo esquema há anos, desde o Cuca, e a defesa é quase a mesma desde o Muricy. Mas a qualidade técnica dos jogadores palmeirenses é melhor, assim como a força de seu ataque.

Por falar em história, acho que o Palmeiras e São Paulo mais tenso e emocionante (pelo menos dos que eu vivi) foi aquele da Libertadores de 1994. Ah, sim, Choque-rei como aquele acho que vai ser difícil de ser novamente. O de agora, até pode ser tão emocionante, mas aqueles times eram insuperáveis. Não era à toa que aqueles dois times eram a base da Seleção Brasileira. Poderíamos mesclar as duas equipes, mais o Romário, vestir a canarinho neles e mandar para a Copa que seríamos tetra do mesmo jeito. Os times de hoje não chegam nem a fazer cócegas nos de 1994. Ah, 1994... Maldito seja o Zetti!

Mas agora é 2008, e a briga é pela vaga na final do Paulistão. Tínhamos a vantagem do empate, o tricolor nos tomou, na mão grande do Adriano, mas o fato é que agora é o São Paulo quem joga pelo empate. Por isso não tenho dúvida nenhuma, o tricolor vai ficar recuadinho, recuadinho, somente esperando o momento oportuno para dar o bote, que deve ser com a velocidade de Dagoberto. Por isso acho que o Borges, desta vez, só joga se entrar no meio do jogo. E tome bola pro Jorge Vágner lançar na área pro Adriano.

Por isso Verdão, preste atenção! Evite faltas ao máximo próximo da área! Escanteios, ceder somente na necessidade. Chutão para a frente sem medo de passar vergonha e se for para matar a jogada, que seja no campo do adversário. E o negócio vai ser pôr o Martinez no lugar do Pierre mesmo, que é jogador com mais qualidade técnica para ajudar o Léo Lima na armação das jogadas. Pois não tenham dúvidas de que o Muricy vai armar uma marcação implacável ao Valdívia e ao Diego Souza. Então a bola vai sobrar mais mesmo nos pés dos nossos volantes, eles que irão fazer a diferença no jogo. E penso que é bom entrar com o mesmo ataque do jogo anterior. Alex Mineiro e Kléber são mais durões e finalizadores. Denílson e Lenny são para o segundo tempo, quando a defesa deles estiver mais cansada e quando necessitarmos incendiar o jogo ou prender a bola nos nossos pés.

Pelos que se viu nos últimos dois jogos, o São Paulo só nos vazou na bola parada ou na falha individual de nossa defesa. Porém, nós marcamos por mérito próprio. Sim, foram quatro gols de pênalti, porém todos eles foram legítimos e provocados devido à qualidade de nosso ataque, que sabe invadir a área perigosamente. E teve o gol do Kléber, com aquele belo chute da entrada da área, após o corte no Juninho, que está até agora procurando aquela bola.

Meu palpite? Palmeiras! Não sei o placar, mas com uma grande possibilidade de ser um show, como foi numa certa final de Paulistão, no ano de 1993.

Nenhum comentário: