terça-feira, janeiro 16, 2007

Irraciossinos

"Eu sei que eles tem razão
Mas a razão é só o que eles tem"
- "Cidade em Chamas", Humberto Gessinger


Discussão boa é aquela que não chega a lugar nenhum. Apenas chega-se à conclusão do ponto de discórdia, o ponto em que ninguém abre mão. Nada como uma boa discussão para fazê-lo entrar em depressão...

A velha discussão sobre pena de morte e o velho intelectualzinho tentando iluminar os medíocres que não sabem discernir o racional do emocional. O Estado, que serve para proteger a vida dos indivíduos, ganha, com a pena de morte, ou a instituição do assassinato, a licença para matar. Não seria isso uma contradição? Dar o direito de matar a quem tem o dever de garantir a vida? Mas eles dizem: pena de morte resolve tudo. Olha só a democracia que tanto defende, proto-candidato a déspota esclarecido, olha! Eles têm a liberdade de se expressar como quiserem, inclusive de expressar idéias que podem fazer mal a eles mesmos.

Se tem tanta gente assim que defende pena de morte, por que, então, ela não está instituída? E não vivemos numa sociedade democrática? Que raio de democracia é esta em que não se faz a vontade da maioria?

Que retórica medíocre, meu velho! Desdenhar da democracia é um predicado típico dos déspotas, se esqueceu? E essa espada hobbesiana que empunhou para atacar a pena de morte? O Leviatã é soberano, você sabe disso: se ele quiser, ele mata!

É só você que não quer saber que eles têm razão...

2 comentários:

Camis disse...

tão complicado.
eu, por motivos pessoais, sou a favor da pena de morte. por motivos pessoais, eu mataria uma pessoa. só essa, mas mataria com minhas próprias mãos. difícil admitir, mas honesto de minha parte.
complexo.

Ivo La Puma disse...

Não é complexo, não. É simples, até. Porque eu entendi o que quis dizer.

Perdoe-me, mas a retórica me é irresistível: essa pessoa merece mesmo que você se suje e chegue se quer a desejar tal ato?